Como encontrar novas oportunidades de negócio e vender mais? Eis a questão. Dúvida comum e bastante recorrente entre boa parte dos empreendedores, gestores e profissionais de marketing e comunicação, não se discute o fato de que identificá-las é o primeiro passo para expandir o seu negócio.
Sob um olhar mais amplo e geral, a recomendação é acompanhar o ecossistema que o envolve de modo a conhecer seu cenário macroeconômico, o que inclui as suas tendências de futuro.
De uma forma ou de outra, neste artigo vamos apresentar 4 dicas para descobrir novas oportunidades de negócio. Continue a leitura e confira. Não perca!
1. Avalie o mercado
Tudo deve começar pela avaliação do mercado. Entenda que para decidir onde pisar é necessário analisar o terreno. Nesse sentido, mais do que apenas conhecer os concorrentes, produtos e serviços relacionados ao campo de atuação da sua empresa, não se pode esquecer de olhar para as tendências do futuro.
Quanto mais profundo for o seu conhecimento acerca do mercado no qual a organização está inserida, mais fácil será a identificação das novas oportunidades de negócio.
2. Seja a cura para as dores e necessidades dos clientes
A próxima dica é focar nos seus clientes, procurando ser a cura para as suas dores e necessidades. Em outras palavras, busque saber o que querem, do que precisam e o que lhes falta.
Ao fazer isso, as chances de você chegar com uma ideia que possa se tornar uma ótima oportunidade de vendas aumenta significativamente. Isso ocorre porque, dessa maneira, você direciona os seus pensamentos para a criação de soluções que visam atender as demandas do público.
3. Procure o não consumidor
Sim, é isso mesmo, procure o não consumidor. E o que isso quer dizer? A resposta: que você deve pensar em conquistar aqueles clientes que não estão habituados a adquirir os seus produtos e/ou serviços.
Para ilustrar, pegaremos como exemplo a Sony, que, quando lançou o seu primeiro rádio transmissor, em 1955, não procurou os compradores do até então tradicional rádio de mesa, produzido na época por gigantes como a RCA.
O que ela fez, em vez de procurar aquele que teoricamente se interessaria pela inovação, foi criar uma estratégia para um público que não dava muita bola para rádios, os jovens.
Com isso, desenvolveu um dos produtos que acabou se tornando uma grande febre no mundo inteiro: os radinhos de pilha. O sucesso dessa invenção foi tremendo, muito em parte a esse olhar para o não consumidor.
4. Fique de olho nas restrições de consumo
A última dica para descobrir novas oportunidades é ficar de olho nas restrições de consumo. Nesse caso, pare um pouquinho e preste atenção nas objeções da não compra.
Fique sabendo que essa observação é parte da cultura organizacional de muitas das maiores e mais inovadoras companhias do planeta. Ao encontrar esse tipo de restrição, pense em alguma forma de eliminá-la.
Por fim, vale ressaltar que, quando identificadas oportunidades de negócio, deve-se ir até ela e não desistir tão fácil. Como você sabe, determinadas situações levam tempo para mostrar os resultados.
O que achou deste artigo? Gostou? Então o compartilhe em suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam!