Remodelação de processos, inovação, personalização da experiência de consumo e flexibilidade para atender as demandas do cliente, seja onde e como ele quiser, basicamente, é sobre isso que se trata a transformação digital.
Diretamente relacionada à revolução do Big Data, o desafio das transformações sempre foi e sempre será um tema de ampla discussão entre todo e qualquer tipo de organização, independentemente do porte ou segmento de atuação.
O ponto a destacar, nesse caso, é que a história não costuma ser muito agradável para aqueles que resistiram às mudanças e não quiseram repensar o seu modelo de negócios.
De qualquer forma, este artigo foi preparado para mostrar o que é a transformação digital e quais são os seus impactos no mercado. Continue a leitura e confira!
Mas, afinal, o que é a transformação digital?
Começaremos então pelo começo. Brincadeiras à parte, a transformação digital pode ser conceituada como uma transição do “mundo físico” para o “mundo digital”. Embora um tanto quanto óbvio, cabe salientar que essa “metamorfose mercadológica” vai muito mais além do que a mera digitalização dos processos.
Mais do que apenas se adentrar ao digital, é preciso utilizar a tecnologia para criar maneiras de interagir com os consumidores. Nesse sentido, a ideia é proporcionar melhores experiências no que se refere ao uso dos produtos e/ou serviços de uma companhia.
A questão a ressaltar, aqui, é que a transformação digital (quando feita de fato) acarretará em uma mudança radical no que corresponde à estrutura administrativa e operacional das empresas.
Como a transformação digital está impactando o mercado?
Agora que você já sabe o que é, mostraremos as formas pelas quais a transformação digital está impactando o mercado. Sob um olhar mais abrangente, podemos evidenciar as suas tecnologias adjacentes, como a Inteligência Artificial (IA), o Business Intelligence (BI) e o Business Analytics (BA).
Além disso, não podemos esquecer de citar a computação em nuvem, que assim como o Big Data, é tida como uma das abordagens mais disruptivas em relação à transformação digital.
Isso ocorre por que ambos os conceitos servem como pilares de sustentação para o desenvolvimento e funcionamento das novas ferramentas de negócio. Essas, por sua vez, são aquelas que estão por trás das mudanças estruturais de uma empresa.
Entretanto, para facilitar o seu entendimento, mostraremos os impactos dessa transformação em duas das áreas mais importantes para o sucesso de um negócio nos dias de hoje: o marketing e a comunicação.
No primeiro, o foco é direcionado para o comportamento do consumidor. Se antes as estratégias de marketing eram planejadas sobre um perfil generalizado, agora é possível defini-las com base na observação de conduta de cada cliente.
Já na comunicação, a ideia central é automatizar os diálogos e proporcionar a melhora do relacionamento com o público. Aqui, o destaque principal vai para os chatbots.
Para concluir, não poderíamos deixar de falar que o “movimento” da transformação digital ficará cada vez mais forte. Prova disso é o nascimento das startups milionárias (às vezes bilionárias) e a destruição das grandes corporações que não acompanharam as tendências.
Esperamos que você tenha gostado desse artigo. Se sim, siga e acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn!