A internet vem mudando rapidamente o modo como as pessoas se comportam e buscam informações. Mais da metade da população mundial tem acesso à internet e até 2021 haverá 2,3 bilhões de consumidores digitais, segundo o The Statistics Portal.
Mas você sabe o que é marketing digital, quais são os seus benefícios, como fazer uma estratégia eficiente, quais ferramentas você pode utilizar e qual é o futuro do marketing digital? Conheça, a seguir, as respostas para essas e outras perguntas e saiba como o marketing digital pode otimizar as estratégias da sua empresa.
Boa leitura!
O que é o marketing digital?
O marketing digital abrange todos os esforços e estratégias de marketing realizados utilizando a internet e a telefonia móvel. O objetivo é atrair mais consumidores, criar um relacionamento com eles, se comunicar de modo interativo e fortalecer a identidade de determinada marca.
O marketing digital possibilita utilizar técnicas de comunicação para promover produtos ou serviços de modo rápido e personalizado. Ele se diferencia do marketing tradicional por possibilitar funcionamento em tempo integral, maior personalização, integração de dados e baixo custo.
Além disso, a interatividade propiciada pela internet permite alcançar maior empatia e contato com o público. O marketing digital favorece um diálogo personalizado com os usuários e envolve um dinâmico fluxo de comunicação com o cliente, permitindo a ele interagir com o conteúdo de sua empresa e dar um feedback imediato sobre ela.
Quais são os benefícios do marketing digital?
A cada ano, mais consumidores utilizam a internet não apenas para obter informações, mas também para adquirir produtos e contratar serviços. De acordo com um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos usuários da internet realizaram ao menos uma compra online nos 12 meses anteriores à pesquisa.
O marketing digital é um ótimo instrumento para as empresas fazerem um contato personalizado com seus clientes e realizarem seus negócios. Além disso, a comunicação direta permite às empresas alcançar maior empatia e interatividade com o público.
Por isso, o marketing digital é um recurso fundamental para uma empresa implementar suas vendas e divulgar seus produtos. Ele possibilita às empresas se aproximar de seu público, ganhar credibilidade e confiança para sua marca, e assim conquistar o engajamento dos clientes e aumentar as vendas por meio da internet.
Além disso, a mídia digital tem custos mais baixos do que a tradicional, permitindo às empresas criar estratégias eficientes sem a necessidade de grandes investimentos. O valor cobrado para transmissão online é bem menor do que os custos de veiculação em mídias offline, como a televisão convencional.
Conhecendo o consumidor 2.0
No mundo atual, a internet tomou conta da vida do consumidor, estabelecendo novos padrões de comportamento e consumo.
As pessoas estão cada vez mais bem informadas e adquiriram o hábito de pesquisar nas ferramentas de busca antes de tomar a decisão de realizar compras ou contratar algum serviço. Por isso, os empreendedores precisam ficar atentos para as novas oportunidades de se comunicar com o seu público e comercializar seus produtos.
O marketing digital mudou a forma como as empresas trabalham para promover a sua marca, divulgar seus produtos e serviços e conquistar novos clientes. Se, antes da internet, o marketing era feito principalmente com a veiculação de anúncios na TV, no rádio e nas mídias impressas, atualmente é possível usar a internet para se comunicar diretamente com o público e fornecer-lhe informações sobre produtos e serviços.
Como fazer uma boa estratégia de marketing digital?
Para fazer parte do mundo digital, você deve, antes de tudo, elaborar um planejamento focado nos objetivos de sua empresa e nas demandas de seu público. Desse modo, seu investimento será bem aproveitado e gerará bons resultados.
O grande desafio do marketing digital é enviar a mensagem certa, para a pessoa certa e na hora certa. A construção de um plano de ação do marketing digital se inicia com uma visão e um objetivo a ser alcançado. A partir daí, são definidos os meios a serem utilizados, para enfim atingir os resultados.
Entender as preferências e os hábitos de seus consumidores é fundamental para definir padrões e criar iniciativas de marketing bem-sucedidas. Por isso, você deve conhecer bem o seu público e beneficiar-se dos feedbacks sobre os seus produtos e serviços.
Quando os clientes se sentem valorizados e confiantes, eles se tornam muito mais propensos a realizar uma compra. Para se comunicar com eles, você pode criar no seu e-commerce um espaço para comentários e um ranking de avaliação dos clientes. Uma boa avaliação geral trará confiança e estímulo aos demais visitantes.
Lembre-se de que marketing digital é muito mais abrangente do que redes sociais e curtidas. Procure ficar sempre atento ao comportamento de seus concorrentes, observar o que estão fazendo, que palavras-chave estão utilizando e buscar estratégias para superá-los.
A importância de se ter o público-alvo sempre em vista
Para se ter uma presença digital eficiente, é preciso saber como se relacionar com o seu público-alvo e entender o seu comportamento e as suas necessidades. Por isso, procure avaliar o comportamento online de seu público e usar as informações coletadas a seu favor.
Procure então criar uma estratégia de marketing digital voltada especificamente para o seu público-alvo, utilizando recursos como palavras-chave, informações demográficas e remarketing. Faça pesquisas de mercado, para identificar as personas ideais de sua empresa e descobrir qual é o caminho que elas percorrem até chegar ao seu produto ou serviço.
Você pode, por exemplo, criar anúncios patrocinados selecionando o público-alvo desejado com base na idade, no sexo, no local, nos interesses, entre outras informações. Desse modo, seus produtos serão visualizados por um público específico e qualificado, aumentando as chances de conversão de vendas.
Você pode ainda segmentar o público de determinada região geográfica, onde se concentra o seu público-alvo. Quanto mais fatores de segmentação você levar em conta, mais específicas serão as campanhas de marketing.
Quais ferramentas e recursos de marketing digital devo usar?
Existem muitas ferramentas para divulgar seus produtos e serviços na internet, inclusive gratuitas, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, posts em redes sociais, entre outras. O mais importante é utilizar esses canais de comunicação para manter contato com seu público e conquistar a confiança dele. Veja!
Invista em marketing de conteúdo
Hoje em dia, as pessoas estão cada vez mais bem informadas e têm o hábito de pesquisar sobre os mais diversos assuntos na internet. Por isso, atualmente, a estratégia mais eficaz para aproximar a sua empresa do seu público é divulgando conteúdo relevante, com informações capazes de solucionar seus problemas. Essa estratégia é conhecida como marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certos da jornada de compra. Para isso, é importante publicar artigos com informações interessantes e divulgá-los usando canais como e-mail marketing e redes sociais. Procure, portanto, disponibilizar o máximo de informações que puder sobre sua empresa, seus produtos e serviços.
Aproveite a popularidade do Facebook
As redes sociais são canais de comunicação capazes não apenas de promover a interação entre as pessoas mas também mantê-las conectadas com marcas, produtos e serviços. Portanto, hoje em dia é fundamental que as empresas tenham uma página nas principais redes sociais. O Brasil é o país da América Latina com maior número de internautas conectados, segundo pesquisa da Forbes.
Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, o Facebook é o ambiente perfeito para você criar sua página empresarial, publicar anúncios pagos, criar engajamento com sua audiência e manter contato direto com ela. Além disso, as redes sociais possibilitam que você obtenha acessos orgânicos para o website de sua empresa, divulgando conteúdos interessantes para o seu público.
Você pode, por exemplo, criar postagens interessantes regularmente com links para atrair novos prospects para o seu website. Forneça informações de qualidade para que as pessoas possam se informar sobre questões relacionadas aos seus produtos e serviços, até se sentirem prontas para tomar a decisão de compra.
Conecte-se também com o WhatsApp
O WhatsApp se tornou uma ferramenta indispensável para as empresas divulgarem seus produtos e serviços. O aplicativo de comunicação já é utilizado por cerca de 120 milhões de brasileiros.
Uma das vantagens do aplicativo é a versatilidade do conteúdo a ser divulgado, pois ele possibilita ações como envio de texto, imagens e mesmo vídeos. O aplicativo é também uma solução para otimizar o tempo e diminuir custos, pois ele pode ser usado como um serviço de atendimento ao cliente via telefone.
Entenda a importância do e-mail marketing
O e-mail marketing é o processo de enviar mensagens para um grupo de contatos de uma empresa. Essa ferramenta pode ser utilizada para fortalecer sua marca, divulgar conteúdos, nutrir leads e se comunicar com potenciais clientes.
O e-mail marketing possibilita alcançar as pessoas certas e no momento certo, com resultados muito efetivos. Recentemente, a plataforma Smart Insights fez uma enquete sobre qual tendência de marketing provocará maior impacto no mercado em 2018. O marketing de conteúdo foi considerado a ferramenta mais importante, com 20% dos votos.
Mas faça uso dele apenas com o consentimento das pessoas, para que não seja confundido com spams.
Saiba como usar o Google Adwords
Você pode também criar campanhas utilizando anúncios patrocinados, que são direcionados para pessoas qualificadas de seu público-alvo, usando ferramentas como o Google Adwords. Ele funciona a partir de links patrocinados utilizados nos mecanismos de pesquisa do Google e permite que você pague somente quando um usuário clica no seu anúncio e visita o seu e-commerce.
O Google AdWords ajuda a sua empresa a ser encontrada nas ferramentas de busca, como o próprio Google, no momento em que as pessoas buscam pelo seu produto ou serviço. Seus anúncios aparecem somente para as pessoas que procurando o que você oferece, aumentando as chances de conversão. Dependendo do valor contratado, o seu site pode ser posicionado em destaque no site de busca do Google.
Encontre seu público com a rede de Display
A rede de Display faz a divulgação a partir de sistemas de busca, como o Google, e de anúncios publicados em websites de grandes parceiros. A rede reúne um grupo de mais de dois milhões de websites, vídeos e aplicativos.
Esses anúncios aparecem mesmo para quem realiza buscas — mostrando conteúdos relacionados aos assuntos procurados — e não está necessariamente procurando o produto ou serviço que eles oferecem.
Fique bem na foto com o Instagram
Beneficie-se também da popularidade de sites e aplicativos de fotos, como o Instagram, divulgando imagens vinculadas à sua marca. O aplicativo se tornou muito popular entre os jovens, sendo uma das redes sociais com maior poder de engajamento dos usuários.
Você pode, por exemplo, distribuir conteúdo efêmero, utilizando os chamados Stories, que são uma ótima maneira para interagir com os usuários, fazer demonstrações de produtos e até aproveitar as postagens dos seguidores.
Quais são as métricas do marketing digital para acompanhar?
A internet facilita a mensuração dos resultados dos investimentos em marketing, tornando muito mais fácil fazer análises detalhadas para identificar os acertos e erros das campanhas de marketing. Com tantas informações disponíveis na internet, é importante que você saiba como analisá-las e extrair delas insights que ajudem nas tomadas de decisão do negócio.
Após implementar a sua estratégia de marketing digital, você será capaz de fazer uma avaliação completa dos dados para verificar se suas ações funcionaram e se os investimentos em anúncios deram mesmo retorno. Desse modo, você será capaz de saber a estratégia que está dando certo ou a que deve ser revista ou deixada de lado.
Segmente o público e seja visto
A automação possibilita atingir o público-alvo de uma empresa de modo massivo e personalizado. Ela permite segmentar a sua base em relação ao perfil do usuário, de acordo com o seu comportamento. A partir disso, você pode desenvolver uma estratégia de marketing eficiente e fornecer incentivos para a conversão de vendas.
Existem softwares capazes de criar fluxos de trabalho e de comunicação, utilizando sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos. Com o Google Analytics, por exemplo, você consegue saber quais foram as páginas mais acessadas, os documentos mais baixados e a quantidade de visitantes novos.
Já o Google Webmaster Tools fornece as principais palavras-chave usadas para chegar ao site e informa a quantidade de impressões e a posição média do seu site em resultados de busca.
Esteja atento ao SEO
Para garantir a boa visibilidade de suas páginas na internet em ferramentas de busca como o Google, você deve adotar uma estratégia sólida de SEO, sigla do termo Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). Trata-se de um conjunto de técnicas de otimização para sites que assegura a geração de leads e o fortalecimento de sua marca.
Existe uma série de otimizações que você pode fazer no seu site para melhorar a experiência do seu público e ter uma boa visualização nos sites de busca, como conhecer a intenção da pesquisa, zelar pela qualidade do conteúdo, atentar para os títulos, usar palavras-chave adequadas, entre outros fatores.
Observe a qualidade dos leads
Acompanhe constantemente quantos leads são gerados, o número de conversões online, a recorrência de visitas, em que ritmo elas ocorrem e dados demográficos de seu público. Desse modo, você poderá avaliar se as iniciativas estão gerando bons resultados ou se precisa fazer ajustes. Observe também as interações nas redes sociais, que são um termômetro importante do grau de identificação do público.
O que pode atrapalhar minha estratégia de marketing?
Para que a sua estratégia de marketing digital seja bem-sucedida, você deve evitar alguns erros que são cometidos com alguma frequência pelas agências. O mais grave deles talvez seja não conhecer bem as personas e potenciais clientes, assim como os seus problemas e as suas necessidades. Conhecendo melhor os seus clientes, você pode ajudar a solucionar os seus problemas e assim gerar mais leads para aumentar as suas vendas.
Outro erro comum é uma empresa utilizar canais de comunicação como redes sociais e e-mail marketing apenas para falar sobre os produtos e serviços oferecidos, com a intenção explícita de se promover. Esse conteúdo desperta pouco interesse e pouca credibilidade no público. O interessante é que o conteúdo ajude a resolver os problemas das personas, seja interessante para elas e também possa entretê-las.
Outra prática que deve ser evitada é não medir os resultados das campanhas de marketing. Desse modo, as empresas perdem oportunidades importantes para direcionar os seus esforços e recursos para aquilo que realmente funciona.
Identifique as ações de marketing que não estão tendo o retorno esperado e procure então testar novas ações, sempre com o objetivo de aumentar os acessos ao seu site e as conversões de vendas.
O que o futuro do marketing digital nos reserva?
A transformação digital vem provocando uma transição do “mundo físico” para o “mundo digital” e criando muitas maneiras de interagir com os clientes.
Tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), o Business Intelligence (BI), a Computação em Nuvem, Big Data e o Business Analytics (BA) favorecem o desenvolvimento de novas ferramentas de negócio e exigem mudanças estruturais nas empresas. O sucesso de algumas startups é a maior prova disso.
Conheça os benefícios do CRM
Se antes as estratégias de marketing eram planejadas sobre um perfil generalizado, agora é possível defini-las com base na observação de conduta de cada cliente. Ferramentas como a plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) permitem que as empresas atualmente gerenciem e analisem as interações com os consumidores e antecipem suas necessidades.
Colete informações com o Big Data
Recursos como o Big Data permitem coletar informações e dados sobre os usuários e identificar quais são as suas possíveis necessidades e, com esses dados, desenhar um perfil para cada tipo de cliente. Desse modo, você pode gerenciar melhor os dados dos clientes e oferecer um atendimento mais personalizado.
Acesse e armazene seus arquivos na nuvem
Para usufruir do cloud computing, você não precisa ter um programa instalado em seu computador — basta acessar os arquivos na internet, em qualquer lugar do mundo.
O termo se refere à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados pela Internet — com processamento realizado por uma rede de servidores, que disponibilizam informações atualizadas para máquinas remotas.
Talvez sua empresa já utilize a nuvem e você nem tenha notado. Se os seus funcionários usam o Dropbox ou o Google Drive, por exemplo, você já se beneficia com ela. Mas ainda pode ampliar seu uso, automatizando tarefas diárias, como pedidos de clientes, emissão de notas fiscais, controle de estoque e armazenamento de informações.
Comunique-se mais com chatbots
Os chatbots já são uma realidade e vêm sendo utilizados em muitos negócios, em canais de atendimento ao consumidor, marketing, vendas, recursos humanos, entre outros. Com eles, hoje já é possível automatizar os diálogos e proporcionar a melhora do atendimento e relacionamento com o público.
Um exemplo de projeto de sucesso é o chatbot BIA (Bradesco Inteligência Artificial), criado pela IBM, que vem se mostrando capaz de responder corretamente a 95% das perguntas diárias dos gerentes de agências do banco.
Como você pôde notar, é muito importante investir em estratégias de marketing digital para se tornar mais competitivo no mundo digital. Agora só falta você colocar tudo que aprendeu sobre o assunto em prática para otimizar os resultados de suas vendas online.
Mas, para fazer parte do mundo digital, você deve, antes de tudo, elaborar um planejamento focado nos objetivos de sua empresa e nas demandas de seu público. Desse modo, seu investimento será bem aproveitado e gerará bons resultados.
Para otimizar sua presença digital, é aconselhável que você contrate uma empresa de marketing digital para ajudá-lo a escolher as melhores estratégias, avaliar os resultados e investir melhor os seus recursos.
Se você gostou deste artigo e conseguiu entender o que é marketing digital e como ele pode contribuir para o sucesso de sua empresa, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e receba todas as nossas publicações em seu e-mail!