Search
Close this search box.

Assessoria de imprensa: como ver a sua marca nos principais jornais e revistas?

É muito comum ouvir o termo assessoria de imprensa, mas muita gente ainda não sabe qual é o seu papel na sociedade junto às empresas. Antes de explicar o que é, é preciso voltar ao passado e entender quando foi seu início e o porquê da criação da assessoria de imprensa.

A primeira evidência surgiu no século XX com os americanos. Alguns jornalistas defendiam que a prática de fornecer informações relevantes à imprensa deveria ser feita abertamente. No entanto, ainda não havia uma definição entre o papel do assessor e do profissional de relações públicas.

Após a Segunda Guerra Mundial houve uma ruptura, em que o profissional de relações públicas focaria no que o público final queria ver e em quais eram os objetivos da empresa, enquanto o assessor trabalharia nas relações com a mídia em si, os jornalistas e editores.

O que é assessoria de imprensa?

Passaram-se os anos, o conceito foi aperfeiçoado e hoje se tem que o papel do assessor de imprensa é servir de ponte entre os clientes atendidos e os veículos de comunicação, levando novidades dos clientes aos veículos ou encaixando os clientes em pautas já estabelecidas como personagens.

Um profissional que trabalha com assessoria de imprensa tem a sua formação em Comunicação Social com especialização em Jornalismo — que é mais comum — ou então em Relações Públicas.

O maior objetivo de quem opta por trabalhar nessa área é ter uma boa comunicação interna. É preciso ter a confiança do público externo, mas principalmente do assessorado. O trabalho tem como base os critérios de noticiabilidade e em oferecer informações relevantes ao público-alvo do contratante.

O que é mídia espontânea e qual é a sua relação com a assessoria de imprensa?

Para que o trabalho seja feito de forma correta, é necessário planejar pautas, mapear os interesses da mídia e também o que é publicado em cada local. Além de aumentar a divulgação, o conteúdo produzido chegará a quem realmente interessa, promovendo resultados efetivos.

Outro ponto importante de contar com um profissional da área é que, ao apurar, investigar e encontrar o veículo certo, ele poderá utilizar uma mídia espontânea para promover a marca em questão.

Isso acontece quando uma empresa/instituição é citada em alguma reportagem de maneira positiva sem ter investido capital nessa exposição, pois aquele assunto é importante para determinado segmento e, por isso, deve ser divulgado — o que não tem a ver com a publicidade, que é paga.

O que faz um assessor de imprensa?

Com a ajuda de um profissional especializado, a imagem do assessorado (aquele que contrata) junto à sociedade será fortalecida de maneira positiva e transmitirá confiança, pois estará ligada aos assuntos relevantes para o seu público-alvo.

Um assessor de imprensa é responsável por traçar estratégias de comunicação — quais devem ser adotadas — e o tipo de relação que terá com a mídia.

Além disso, caso haja algum problema — como comentários depreciativos ou acontecimentos negativos, que possam prejudicar e “manchar” a reputação da instituição —, o assessor se manifestará a favor da marca, devido à boa relação com os meios de comunicação.

Ele também poderá treinar e instruir pessoas da própria empresa para que sejam porta-vozes, com o objetivo de aperfeiçoar a sua relação com jornalistas — em entrevistas, eventos ou encontros. Isso se chama media training, e serve para que o entrevistado não fique perdido quando questionado sobre algum assunto.

Por que fazer assessoria de imprensa no seu negócio?

Outro benefício de contar com um assessor é que a marca será encontrada mais facilmente nos mecanismos de busca, já que o material produzido e enviado aos veículos de comunicação são publicados em sites e portais e ficam arquivados por muito tempo.

Sabe quando você ouve sobre algum assunto e logo já associa o tema à empresa? O profissional responsável pela assessoria de imprensa de uma empresa pode investir para que isso ocorra.

No entanto, existem alguns mitos relacionados a esse trabalho. Por exemplo: se um profissional for contratado, não será preciso fazer mais nada. Errado! Se ele foi chamado para ajudar a empresa, é preciso que a empresa também auxilie o assessor. Como assim? Ele não fará o trabalho todo sozinho: o cliente deve fornecer à assessoria de imprensa o acesso direto às informações mais relevantes da empresa.

Com isso, serão criadas as estratégias, os planos de ação e as formas de trabalho. O pensamento de que “não é preciso se meter” é comum e influencia negativamente no resultado. O cliente tem e sempre terá papel importante no processo.

Outra questão que vem à tona é se só interessa ser mencionado na grande imprensa. Isso depende muito do público-alvo. De repente, é interessante para o negócio ser citado em mídias especializadas. É claro que sair em algum veículo nacional ou de grande porte vai gerar impactos positivos para a empresa, mas não se pode fechar apenas a esse tipo de mídia.

Um mito bastante comum está relacionado ao tamanho da empresa. A maioria das pessoas acredita que, por não ser renomada, a empresa nunca receberá atenção da grande imprensa, e por isso não precisa contar com uma assessoria. No entanto, como falado anteriormente, existem as mídias especializadas e que dão destaques as empresas quando elas têm algo de relevante a oferecer no setor em que atua.

Como o assessor trabalha para a marca estar nos jornais e nas revistas?

Hoje em dia, no Brasil, o mercado editorial é formado por mais de 10 mil jornais e revistas, além de aproximadamente 1,5 milhão de portais, cobrindo diversos tipos de segmento. Ou seja, não há motivo para “se excluir” do mercado e da mídia, sendo que existe espaço e também consumo.

Algo bastante característico e que gera dúvidas está ligado ao bom relacionamento. Se um assessor é amigo de jornalistas, o resultado será positivo para a empresa, certo? Mais ou menos. Um dos pontos fundamentais é saber identificar um jornalista-chave, isto é, aquele que terá interesse e falará do negócio em questão.

Esses profissionais produzem notícias e materiais de interesse dos leitores. Se a empresa ou a instituição não tiver esse tipo de conteúdo, não adianta forçar a barra, mesmo que o assessor seja íntimo do jornalista em questão. Em outras palavras, o jornalista precisa de notícia, então para ser divulgado e atingir o público-alvo, é necessário fornecer informações que sejam do interesse do leitor.

Qual é o diferencial de contar com um assessor?

Mais do que foi falado, o diferencial de contar com um assessor de imprensa é ter a sua marca em jornais, revistas e redes sociais de uma maneira positiva e transparente, porque os jornalistas são profundos e imparciais. Estar sempre presente para o seu público-alvo na mídia espontânea gera credibilidade e abre portas para possíveis clientes que até então não conheciam seu negócio.

Para melhorar o desempenho da divulgação, o assessor conta com algumas técnicas para ampliar o poder de alcance da notícia enviada para imprensa.

De todas essas técnicas, a mais usada é o Press Release (ou simplesmente release), que é um comunicado à imprensa com texto curto e objetivo, que serve para informar os veículos a respeito de um fato ou acontecimento. Ele não pode ser escrito por qualquer pessoa, visto que um bom comunicado à imprensa precisa de um profissional que conhece a linguagem adequada, tem conhecimentos de como produzi-lo e de como agradar o leitor.

Antes de tudo, o especialista precisa ser organizado e ágil. Além disso, deve ser tratado com alguém que entende do assunto, porque existe a ideia de que quanto mais releases forem enviados aos jornalistas, mais a empresa será notada. Às vezes, o feitiço vira contra o feiticeiro: em vez de agradar, é provável que a marca fique taxada como chata ou que não produz conteúdo interessante, que não tem nada a dizer — daí a importância de uma assessoria especializada.

Atualmente, uma empresa que conta com profissionais bem preparados e que está por dentro dos assuntos é a Simples. Há 13 anos no mercado, a equipe tem experiência consolidada em alguns setores como por exemplo tecnologia, turismo, gastronomia, cultura, marketing e outros.

Quais nichos de mercado mais precisam de uma boa assessoria?

O assessor bem preparado, que tem um treinamento e que faz parte de uma equipe com know-how de mercado, torna o seu negócio mais atraente para quem ele precisa atingir. Embora normalmente se associe assessoria de imprensa a políticos, celebridades e grandes empresas, esses profissionais podem atender diversos segmentos como o de moda, gastronomia, cultura, tecnologia, startups ou seja qual for o foco do seu negócio.

Caso a sua empresa seja relacionado à moda e ao bem-estar, o assessor de imprensa enviará um press kit (ou kit de imprensa) com as novidades da sua marca/produtos aos jornalistas para que eles possam formar uma opinião a respeito. Nesse kit, haverá a descrição do que está sendo criado/lançado, fotos, brindes e informações que renderão notícias com detalhes.

Já na parte de gastronomia, divulgar um bar ou restaurante tem mais efeito se a empresa contar com um profissional da área, que fará o trabalho de influenciar os jornalistas destas editorias convidando-os a conhecer o estabelecimento —  se gostar, a crítica será positiva e irá atrair mais público para o seu negócio. Devido ao bom relacionamento do assessor com a imprensa, o local chamará a atenção de pessoas importantes e, naturalmente, será feita a propaganda.

Os nichos de mercado listados acima não terão o mesmo sucesso se não contarem com um profissional especializado. Se o objetivo for um resultado instantâneo, o assessor não será a ferramenta certa para investir. Agora, se o foco é bombar o seu negócio em médio e longo prazos, a assessoria de imprensa fará a diferença e renderá bons frutos.

Como escolher um serviço de assessoria de imprensa?

Depois de saber o que é assessoria de imprensa, o que faz um profissional da área, como ter uma boa relação com a imprensa e em quais nichos esses profissionais são imprescindíveis, a pergunta é: como saber qual serviço de assessoria escolher?

Primeiro deve-se entender a grande diferença entre um assessor de imprensa e um publicitário. A produção de publicações e conteúdos criativos não faz parte do papel do assessor. Esse profissional é responsável por administrar informações reais dos clientes e transformá-las em conteúdos interessantes para a imprensa. A vantagem de contar com um profissional dessa área é que justamente por depender da validação dos veículos de comunicação, a mensagem enviada pelo assessor terá mais credibilidade com relação à propaganda — muitas vezes criada pelo publicitário.

Em segundo lugar, além de avaliar o que foi falado acima, é preciso se sentir à vontade com o profissional para que ele entenda o assunto abordado pela empresa e saiba quem é o público-alvo. É preciso haver interesse das duas partes, dedicação e bom relacionamento. A Simples, por exemplo, tem seu trabalho reconhecido no mercado, com cases significativos nos setores de moda, tecnologia, turismo, marketing digital e outros.

Conhecer a história do profissional e entender como se dá o seu trabalho são pontos importantes. Um bom assessor terá uma rede ampla de contatos, e não apenas um mailing com endereços e telefones de jornalistas e veículos de comunicação. Ele terá pessoas próximas importantes e um bom relacionamento no meio.

O assessor utilizará ferramentas para alavancar sua visibilidade, como Google Trends — que permite acesso às matérias que estão em alta no momento —, além do SEM Rush — que ajuda na análise de inteligência do mercado, auxiliando no planejamento das divulgações de acordo com o interesse do público — e do Klipbox — uma das melhores ferramentas de monitoramento de notícias online.

Talvez a ferramenta mais importante para o assessor de imprensa seja o clipping. Monitorar o que está sendo falado do cliente, dos concorrentes, do produto e do serviço para evitar crises, identificar oportunidades de crescimento e também definir novas estratégias para chegar ao público-alvo é essencial.

Como dito, o assessor de imprensa deve ser estrategista para encontrar os melhores meios de divulgação, saber quais tipos de mídia trarão resultados positivos e mais rapidamente ao assessorado. Também é preciso saber lidar com possíveis crises e solucionar problemas antes que a imagem da empresa seja prejudicada. Além disso, dominar a escrita e a pesquisa são qualidades imprescindíveis para um bom assessor.

Ser comunicativo, atento, paciente, dinâmico, responsável, gostar de ajudar e também de trabalhar com pessoas, saber escutar, interpretar e executar de maneira correta e de acordo com o que foi solicitado são outras características que tornam o profissional preparado para encarar o mercado e melhorar a venda e o alcance do seu negócio.

O tipo de pessoa mais as ferramentas e técnicas usadas definirão o melhor assessor para a sua empresa. Não adianta o profissional ser bom mas apostar em meios que não trarão sucesso, ou mesmo dominar as novidades do mercado de monitoramento, organização e estratégia mas não ser perspicaz.

Que cases de sucesso representam uma parceria entre marca e assessoria?

Chiquinho Scarpa

Um exemplo de como a junção de todos esses pontos funciona bem é o case de sucesso que ocorreu aqui no Brasil, em 2013. A assessoria de Chiquinho Scarpa soltou um comunicado na mídia dizendo que o empresário enterraria, no seu quintal, um automóvel avaliado em 1 milhão de reais.

No seu perfil do Facebook, Scarpa postou que faria tipo os faraós: enterraria seu carro favorito, um tesouro no seu palácio. É claro que a notícia causou espanto, e na data e no horário marcados, lá estavam os jornalistas para entender e acompanhar a “loucura” do empresário.

Antes de começar a cerimônia, o empresário convidou a todos os jornalistas para o interior de sua casa. Foi então que a situação estranha começou a ser explicada. Após agradecer a presença da mídia, Chiquinho fez um discurso dizendo que havia sido criticado e questionado: por que enterrar? Por que não vender?

Então, a explicação foi dada: era uma campanha junto à Associação de Transplantes de Órgãos. Chiquinho deixou claro a todos ali presentes que, na maioria das vezes, as pessoas enterram coisas mais valiosas do que o seu carro. Enterram corações, fígados, pulmões, olhos, e isso sim é um absurdo. Chiquinho, orientado pela sua assessoria, conscientizou a todos, por meio da mídia, do problema grave que a falta de doadores de órgãos.

Além de render prêmio ouro do Facebook Studio Awards 2014, o alcance chegou a 172 milhões de usuários da rede e houve um aumento de 35% na doação de órgãos pelo Brasil. Chiquinho foi bem instruído e conseguiu colocar em prática, com eficiência, a ideia da sua assessoria.

Existem outros casos semelhantes, mas esse é o que deixa mais evidente como o trabalho do assessor junto ao assessorado rende bons frutos, melhora a visibilidade e ainda atrai a atenção e a confiança dos jornalistas.

Revista Bravo! e Nestlé

Mais um exemplo de uma campanha bem assessorada, que gerou uma parceria entre marca e veículo, foi quando a Nestlé, com o leite em pó Molico, encontrou na revista Bravo! uma oportunidade de criar um projeto chamado #OValorFeminino.

A ideia surgiu a partir de estudos sobre a negligência da subjetividade feminina e resultou na produção de documentários, entrevistas, reportagens com narrativas que abordaram as relações dos aspectos femininos em diferentes manifestações de arte e cultura, além da vida cotidiana.

O resultado disso? A revista Bravo! passou por uma reformulação, após duas décadas de existência, e se lançou novamente, em uma plataforma digital. Com isso, ampliou seu alcance, atraiu novos consumidores de arte e notícias e ainda deu voz às mulheres nesse projeto criado com a Nestlé.

Ogilvy e Petz

Além desses dois casos listados, outro também gerou uma boa repercussão na mídia e teve presença forte de um assessor para pensar na ideia, apurar os locais onde poderia ser colocada em prática e também dar as coordenadas para que o projeto fosse desenvolvido: a ideia da Ogilvy, uma das agências mais premiadas do mundo, com a empresa Petz, grande cadeia de pet shops. As duas se uniram e criaram uma campanha com forte apelo emocional.

Em parceria com um estúdio de tatuagem, a empresa — que havia sido assessorada para divulgar sua marca — propôs a diversas pessoas que haviam agendado horário para se tatuar e cobrir o nome do ex-namorado/da ex-namorada adotassem um animal estimação já batizado com o nome do antigo amor.

Era a oportunidade de ter um novo amor, embora tivesse o nome do passado, até por já terem eternizado na pele, em forma de tatuagem. Essa campanha fez sucesso nas redes sociais, as empresas aumentaram seu alcance e receberam elogios.

Esses são alguns exemplos de como uma boa assessoria pode beneficiar a sua empresa, fazer uma boa ação e ainda ser lembrada em diversos momentos, não só quando criada.

Embora ainda não seja totalmente popular e vista como algo indispensável pelas empresas — inclusive por aquelas que não sabem como melhorar sua visão externamente —, a assessoria de imprensa consegue ajudar, de forma correta e direta, o seu negócio a aparecer positivamente na mídia e atrair o público correto. Dessa forma, gera mais credibilidade e reconhecimento acerca da marca.

Apesar do conceito do assessor de imprensa ser algo recente, a prática é antiga. Pessoas bem relacionadas e que têm estudo e dedicação acabam atraindo olhares pelos projetos que estão desenvolvendo. Se o objetivo é crescer e ter uma boa imagem na mídia — e, como consequência, atingir um maior número de pessoas, um profissional da área é essencial para se alcançar o sucesso desejado.

Contratar uma assessoria de imprensa é garantir uma relação bem estruturada e segura, com uma troca de informações claras entre uma marca, a mídia e os consumidores do segmento desejado.

É importante lembrar que, para isso, é necessário buscar — de acordo com as suas necessidades e o seu enfoque — a empresa que tem mais a ver com o seu estilo, com a sua rotina e com o seu interesse.

As informações apresentadas neste texto poderão dar mais clareza e auxílio ao contratar uma empresa de assessoria, mas fica aqui um alerta: cuidado para não contratar uma empresa ou pessoa com pouco preparo, porque ao contrário do que se espera, uma assessoria de imprensa mal conduzida pode acabar “queimando o filme” da sua marca! 

Para não correr esse risco, entre em contato conosco! Obtenha mais informações e detalhes de como um assessor de imprensa pode ajudar a dar visibilidade ao seu negócio ao prestar um serviço premium! ; )

Picture of Simples

Simples

Tecnologia, marketing, produção audiovisual, assessoria de imprensa, descubra como essa mistura de sucesso pode mudar a trajetória do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *