Gerar leads, atrair mais clientes, aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca. É isso que você pretende entregar à sua empresa? Ótimo! Mas lembre-se de que um dos primeiros passos para alcançar esses resultados é definir as metas de marketing.
O problema é que essa tarefa costuma envolver uma série de fatores internos e externos. Logo, é natural que apareçam dúvidas em relação a como executá-la. Nesse sentido, mais do que saber claramente quais são as metas das ações, é preciso ser realista e acompanhá-las de perto.
Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar como definir as metas de marketing de modo a proporcionar o crescimento da organização. A leitura é importante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite!
Escolha metas importantes para o negócio
Quais são as pretensões da companhia para os próximos anos? Se você ainda não tem certeza quanto a isso, busque pelas informações corretas agora mesmo. Por quê? Pelo simples fato de que a definição das metas de marketing deve estar alinhada aos objetivos gerais do negócio.
Esse é o primeiro passo nesse processo, até porque pouco adiantará conquistar resultados que não contribuem para as ambições da empresa. Além disso, todo o seu esforço para obtê-los cairá por terra.
Siga o método SMART
Uma vez que você já sabe o que realmente importa para o negócio, defina as metas de marketing baseando-se no modelo SMART. Para sermos breves, esse método diz que as metas devem ser:
- específicas (claras e detalhadas);
- mensuráveis (possíveis de serem medidas);
- alcançáveis (realistas e que deem condições para serem atingidas);
- relevantes (que podem contribuir para os objetivos e o real crescimento da companhia);
- temporais (definidas com prazos limites para as suas consecuções).
Estabeleça prioridades
Você pode até tentar, mas é improvável que consiga fazer tudo ao mesmo tempo. Por essa razão, ao definir as metas de marketing, é interessante estabelecer as prioridades. Embora todas elas tenham a sua importância, é certo que algumas vão se sobressair.
Em vista disso, dê preferência àquelas que merecem mais atenção no momento. Porém, isso não significa que você deve esquecer as demais e direcionar todos os seus esforços a apenas uma delas. Pelo contrário: a ideia em priorizá-las consiste em determinar uma ordem de relevância.
Assim, você saberá quais metas pedem mais ou menos dedicação da sua parte. Caso encontre dificuldades no caminho, vai a dica: quebre os objetivos em tarefas menores.
Para concluir, tenha em mente que não basta só acompanhar os trabalhos. É preciso mensurá-los para que seja possível corrigir os pontos negativos e, se necessário, redirecionar as suas ações e estratégias de marketing digital. Sem essa prática, dificilmente conseguirá atingir os resultados que você tanto espera.
Mas tome cuidado para não cair na armadilha das métricas de vaidade, como o número de curtidas em posts nas redes sociais. Em vez de se iludir com elas, você deve buscar formas de transformá-las em ganhos reais para a empresa.
Agora, que tal compartilhar com a gente quais são as suas maiores dificuldades na hora de definir metas de marketing? Aproveite a chance e deixe o seu comentário!