As redes sociais são meios de comunicação capazes não apenas de promover a interação entre as pessoas, mas também de conectá-las com marcas, produtos e serviços.
A transformação digital vem mudando a relação empresa-cliente e, assim, reduz distâncias, proporciona melhores experiências e torna o contato muito mais interativo.
Nesse contexto, as redes sociais são canais importantíssimos para as empresas personalizarem as estratégias de aproximação com seus públicos e realizar negócios. As organizações devem aproveitar esses canais disponíveis o máximo que puderem, criando e alimentando páginas e perfis nas principais plataformas.
Mas você sabe como funciona o marketing nas redes sociais? Conhece as principais ferramentas de marketing para negócios desenvolvidas para esses canais? Entende a importância de investir na estratégia online? Quais são os benefícios das redes para o seu negócio? Veja, a seguir, as respostas para essas perguntas e saiba como planejar e executar as melhores estratégias de marketing digital!
1. Por que utilizar as redes sociais para os negócios?
O uso espontâneo das melhores redes sociais para promover e alavancar negócios fez com que as empresas de comunicação virtual criassem ferramentas específicas para as marcas divulgarem e comercializarem seus produtos e serviços nesses canais.
As redes são ferramentas importantes para que os negócios tenham mais visibilidade online e interajam de maneira adequada com o seu público. Fazendo uso delas, é possível garantir que seu conteúdo terá a visibilidade que merece.
Porém, fazer marketing digital nas redes sociais não se resume a postar algumas vezes na semana na página do Facebook. A conquista do sucesso envolve montar uma estratégia eficiente, de modo que se possa saber como a empresa poderá utilizar esses canais para alcançar as pessoas certas e vender mais. Logo, as empresas precisam conhecer o perfil de seu público e identificar em que rede social ele está mais presente.
Procure identificar as redes mais usadas pela sua audiência e tome as ações necessárias para gerar engajamento com elas e tornar a comunicação mais eficaz. O B2B costuma ter força maior no LinkedIn, enquanto o B2C pode preferir mais o Facebook, o Instagram e o Twitter.
Além disso, as redes sociais possibilitam que você obtenha acessos orgânicos para o website de sua empresa, divulgando conteúdos interessantes para os potenciais clientes.
1.1 Saiba como se relacionar com o seu público
Você precisa entender que as redes sociais não são propriamente ferramentas comerciais. Embora seja possível vender utilizando esses canais, eles surgiram com o propósito principal de socializar. As pessoas procuram as redes sociais principalmente com esse objetivo. Portanto, a sua empresa precisa se relacionar e interagir com as pessoas e falar a mesma linguagem que elas.
Note, ainda, que as avaliações positivas sobre as marcas feitas pelos próprios usuários têm uma força muito grande — 71% das pessoas que se relacionam com uma marca nas redes sociais e têm uma boa experiência tendem a fazer recomendação a um conhecido. Por isso, sempre dê muita atenção ao que as pessoas estão falando sobre a marca na sua página.
As postagens devem ser voltadas para o topo e o meio de funil de vendas e gerar valor ao público por meio de dicas e informações úteis. O fundo de funil, onde são feitas postagens sobre a empresa, deve ser trabalhado com cuidado.
Atualmente, o ponto de vista dos demais compradores se tornou amplamente acessível para todos. Consultar as informações sobre uma empresa e a qualidade dos seus produtos e serviços é algo mais simples e rápido.
Então, para que uma empresa seja bem-sucedida, o que é preciso principalmente? Priorizar o marketing feito nas mídias sociais! Por isso, procure sempre ouvir a sua audiência, entender as principais dúvidas, conhecer os problemas e necessidades dela e formar parcerias com autoridades nos assuntos que surgirem.
2. O conceito de Social Selling
O social selling pode ser definido como a busca de alavancar a utilização das redes sociais para a criação e manutenção de relacionamentos que aprimoram os esforços de vendas das marcas.
Trata-se de uma estratégia de marketing digital utilizada por equipes de vendas online, para criar e estreitar o relacionamento com clientes em potencial, levando à geração de leads mais qualificados. A sua estratégia principal é o relacionamento aprofundado com o potencial cliente por meio da criação de conteúdos originais ou compartilhados de outras fontes.
Pesquisa do Aberdeen Group mostra que mais de 70% dos vendedores que utilizam social selling como parte do seu processo frequentemente superam seus colegas e atingem as metas 23% mais vezes.
Para que essa estratégia seja eficiente na sua empresa, você deve usar as ferramentas de marketing disponíveis nas redes sociais. Desse modo, é possível tornar o relacionamento com os clientes mais significativo e interativo.
3. Quais os benefícios das redes sociais para os negócios?
As redes sociais abriram portas e novas oportunidades para os negócios. Diariamente, um número cada vez maior de pessoas utilizam seus smartphones e tablets para ter acesso à informação ou compartilhá-la com os amigos e conhecidos.
Independentemente do tamanho de sua empresa ou área de atuação, é quase certo que o seu cliente utilize as redes sociais no dia a dia. Por isso, o marketing nas redes sociais é uma ótima estratégia para aumentar o número de visitas no site da marca e atrair novos clientes.
Tenha em mente que o marketing nas redes sociais contribui para melhorar o seu atendimento ao cliente e construir um relacionamento mais próximo com ele. As interações nesses canais podem aproximar a marca dos consumidores e impulsionar a aquisição de novos clientes.
E se o seu conteúdo for interessante, ajudando os clientes a solucionar dúvidas e problemas, as chances de que ele seja compartilhado pelas pessoas serão grandes, aumentando o alcance da mensagem.
Uma das grandes vantagens do marketing nas redes sociais é que os seus custos são bem menores que os da mídia tradicional. Por isso, permite que mesmo pequenas e médias empresas, geralmente com orçamento menor, divulguem seus produtos e serviços. Há até opções em que a empresa paga apenas quando o cliente clicar no anúncio, o que garante um maior retorno para o investimento.
4. Principais ferramentas das redes sociais para empresas:
4.1 WhatsApp Business
Voltado exclusivamente para pequenas e médias empresas, tem recursos para auxiliar as empresas que atendem seus clientes pelo smartphone. O canal permite responder perguntas dos usuários e enviar mensagens de saudação apresentando o negócio.
Preencha a configuração do perfil com informações como endereço, site oficial, segmento de atuação, e-mail e horário de trabalho.
No menu de estatísticas, você pode verificar dados que podem ajudá-lo a entender melhor quais são as estratégias que vêm funcionando. Ficam disponíveis informações básicas sobre mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
O aplicativo permite criar comunicações personalizáveis e programar feedbacks automáticos para os períodos em que você estiver ausente.
Clicando em “WhatsApp Web”, você pode enviar e receber mensagens usando o seu computador.
4.2 Facebook Ads
O Facebook é uma das rede sociais mais populares do mundo — já são 2,3 bilhões de usuários!
Usando a plataforma Facebook Ads, você pode potencializar sua página empresarial, publicar anúncios pagos, criar engajamento com a audiência certa e manter contato direto com ela. É possível também gerar tráfego pagando pelos anúncios ou conquistando acessos orgânicos.
Comece a fazer publicações antes de promover a sua página. Assim, ela se tornará mais atraente quando tiver os primeiros visitantes. Procure divulgar conteúdos únicos e diferenciados, que sejam atraentes para o seu público-alvo. Você pode postar imagens e vídeos e usar a rede para promover seus blog posts, e-books e outros materiais.
Convide clientes em potencial, amigos e conhecidos que possam ter interesse na sua página para apoiar e interagir com as suas publicações. Quando o conteúdo é compartilhado pelas pessoas, isso traz maior credibilidade.
Programe as suas publicações para ter praticidade e economizar tempo. Interaja com o seu público e responda aos comentários. Para chamar a atenção para uma publicação, selecione a opção de fixá-la no topo do feed.
Utilize o messenger para se conectar com cada pessoa individualmente, mas padronize respostas: assim, será mais fácil para agilizar o processo.
Clicando em “Informações”, na parte superior de sua página, você pode verificar quantas pessoas leram as suas publicações e outros dados.
4.2.1 Gerenciador de anúncios do Facebook
Com essa ferramenta, você pode criar e gerenciar seus anúncios na rede social, veicular anúncios e direcionar suas postagens para as pessoas que interessam à marca. Com ele, os anunciantes podem elaborar campanhas e monitorar resultados em uma interface única e simples de usar.
O gerenciador possibilita que você verifique o desempenho dos seus anúncios, o resumo das cobranças e as informações sobre o histórico e a forma de pagamento.
Os rascunhos automáticos fazem com que as campanhas e os próprios anúncios sejam salvos automaticamente nos servidores do Facebook, conforme o trabalho é realizado. Eles oferecem a flexibilidade de configurar os componentes antes da publicação efetiva.
Para adicionar uma nova conta de anúncios no gerenciador de negócios, abra a seção “Configurações de negócios”, no canto superior direito da página. No menu lateral esquerdo, acesse a opção “Contas de Anúncio”. Em seguida, clique em “Adicionar” e escolha a opção “Adicionar uma nova conta de anúncios”.
4.3 Instagram for Business
Segundo a pesquisa Content Trends 2018, o Instagram é o segundo canal mais usado pelas empresas brasileiras: 80,8% dos negócios têm perfis na plataforma. Essa rede social é voltada principalmente para o público jovem. Por ser muito visual, o Instagram favorece a divulgação de imagens e pequenos vídeos dos produtos e possibilita também a realização de vendas.
A rede permite que as empresas criem perfis comerciais, analisem métricas e façam anúncios. Você deve ter um planejamento de temas para publicar, lembrando que imagem é o forte desta rede, capriche e escolha imagens que sejam esteticamente bacanas ou surpreendentes. Aproveite essa ferramenta para interagir com seu público, manter um diálogo com ele, apresentar novidades bacanas do seu negócio e atraí-lo para seguir o seu perfil.
Para começar, capriche na foto do perfil de sua empresa, pois ela será a sua vitrine. Recomendamos também vídeos criativos! ; )
Publique conteúdo interessante em seu feed e use hashtags para que o seu conteúdo seja encontrado pela audiência certa. Divulgue novidades, promoções e informações relacionadas a produtos e serviços. Aproveite os canais de interação para responder dúvidas e questões levantadas pelos clientes.
O Instagram Stories é uma ferramenta da plataforma que permite ao negócio se comunicar mais diretamente com os seguidores.
Você pode habilitar a opção “Comprar”, nas suas configurações, para marcar produtos com descrições e informações de preço nas publicações. Selecione o público-alvo para o qual essa informação será direcionada. Há também a opção de anúncios pagos. Mas atenção: esses recursos só estão disponíveis para o perfil comercial… então se estes recursos não estiverem disponíveis para você, deverá ir em configurações e mudar seu perfil para comercial.
Para analisar os resultados, os índices oferecidos vão muito além de curtidas, elogios e outras métricas de vaidade. O aplicativo oferece dados reais de visualizações no perfil, cliques no site, número de seguidores e informações sobre os usuários, como idade, gênero e horários em que as pessoas estão ativas.
4.4 LinkedIn Ads
O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo — em 2017, alcançou 500 milhões de usuários — e, segundo a Content Trends 2018, é a terceira rede social mais usada pelas empresas brasileiras.
Essa plataforma profissional tem por objetivo conectar profissionais espalhados globalmente. Você pode pesquisar grupos sobre a sua área de atuação e assuntos que possam ter relação com o seu negócio.
A ferramenta é indicada para construir a autoridade das empresas no mercado e ampliar os seus contatos. Ela pode ser usada para recrutamento e construção do employer branding de uma marca, ou seja, a reputação de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar ou também para fomentar um bom network com pessoas que lhe interessarem.
Na página da sua empresa você pode adicionar informações sobre produtos ou serviços, criar showcases, dar dicas e informações úteis sobre assuntos relacionados à sua área de atuação para ajudar as pessoas a resolverem os seus problemas ou ampliarem seus horizontes.
As segmentações do LinkedIn são mais qualificadas, pois os perfis de usuário têm mais dados e informações sobre os usuários disponíveis, o que facilita que seus anúncios sejam divulgados para o público-alvo.
Os grupos dessa rede social são ótimos locais de discussão e disseminação de conteúdo. Sua empresa pode usá-los para divulgar conteúdos de blogs, por exemplo. O conteúdo de qualidade é bastante valorizado nesse canal e pode contribuir para construir uma imagem positiva de seu negócio.
Para anunciar, você precisa configurar uma conta de anúncios na rede social. Os tipos de anúncios mais comuns são Sponsored Content (conteúdo promovido na timeline), Text Ads (anúncios de texto) e Sponsored InMail (mensagem patrocinada na caixa de entrada).
O LinkedIn permite fazer uma segmentação precisa e alcançar um público mais qualificado. Os anúncios podem ser usados para divulgar cursos, webinars e e-books.
Ao começar uma campanha de marketing, experimente diferentes imagens, textos e chamadas de call-to-action. Pequenos ajustes de criação podem ter impactos significativos no clique.
Para definir o modelo de compra, você pode escolher se vai realizá-la por CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões).
Para segmentar o público, a primeira a coisa a ser feita é selecionar a localização de onde serão mostrados os anúncios, podendo ser por cidade e estado. Depois, procure testar segmentações em diferentes campanhas. Você pode separar, por exemplo, pelos cargos de trabalho.
O LinkedIn possui uma funcionalidade bem parecida com as que o Google e Facebook usam para acompanhar e rastrear as conversões vindas de cada campanha. Com o Acompanhamento de Conversões, é possível mensurar a performance dos conjuntos de anúncios por período. Procure acompanhar o desempenho diariamente para analisar e encontrar novos pontos de melhoria.
4.5 YouTube Advertising
O YouTube é a rede mais popular de streaming de vídeo, com mais de um bilhão de usuários.
Você não deve se limitar a inserir o vídeo em sua página inicial ou compartilhá-lo nas mídias sociais, à espera de que ele seja visto por alguém. É importante ser proativo para ganhar atenção dos prospects e daqueles que ainda não conhecem a sua marca.
O YouTube pode ser utilizado, por exemplo, para realizar a transmissão ao vivo de webinars, que, depois, podem ficar disponíveis para que os visitantes os visualizem quando quiserem.
Publicar uma série de anúncios no YouTube é um modo de se certificar de que o seu público-alvo terá acesso ao vídeo que foi produzido pela empresa.
Porém, para anunciar no YouTube, você precisa verificar uma série de especificações necessárias para otimizar a visualização de seus conteúdos e ter um bom retorno sobre o investimento.
Além disso, ter como alvo as palavras-chave no YouTube é relativamente menos oneroso que na ferramenta de busca convencional do Google.
Uma vez que você criar um vídeo promocional, você deverá divulgá-lo com uma campanha. Crie um vídeo para essa ação e faça o upload na plataforma. Em seguida, vá para a sua conta no Google AdWords e, então, faça as configurações necessárias para a estratégia.
Selecione o nome da campanha e o formato do anúncio. Defina o seu orçamento diário. A seguir, decida onde você quer que o seu anúncio apareça, como em resultados de busca no YouTube e páginas do canal.
Você pode especificar o local onde moram os usuários que devem acessar o seu vídeo e mesmo criar uma agenda personalizada de quando o seu vídeo deve ser mostrado. Além disso, é possível determinar o preço máximo a ser pago por cada visualização de um vídeo publicado.
Finalmente, você tem à disposição a possibilidade de selecionar a sua audiência por opções como idade, gênero, estado civil e interesses do usuário, palavras-chave e tópicos. Faça o link de sua conta do AdWords com o canal do YouTube e clique em “Finish” para começar a exibir a campanha de seu anúncio.
4.6 Twitter Ads
O Twitter é uma rede social de comunicações curtas e rápidas, contabilizando mais de 330 milhões de usuários no mundo. Ele permite apenas postagens de no máximo 140 caracteres, conhecidas como “tweets”, que servem para atualizar os seguidores sobre determinado assunto de maneira rápida.
Se alguém seguir, curtir ou retweetar algum conteúdo seu, mesmo que seja promovido, essa pessoa poderá ver o seu nome associado a ele. Os tweets com imagens recebem a grande maioria dos compartilhamentos em redes sociais.
A rede social oferece diferentes tipos de anúncios, como Tweets Promovidos, Contas Promovidas e Assuntos Promovidos. Cada um deles tem um perfil específico.
Para começar, crie o perfil da sua empresa. Para promover um tweet, digulgar um link, oferecer cupons e promoções, você deve usar a função de “Tweets promovidos”.
Agora, se a ideia for aumentar o número de seguidores rapidamente, será necessário usar a função “Contas promovidas”.
Para interagir com os assuntos mais comentados naquele período e aumentar sua visibilidade, você pode usar os “Assuntos promovidos”.
5. Preciso da ajuda de uma empresa especializada?
Para que o seu negócio consiga obter o máximo de proveito do potencial das redes sociais, a contratação de uma empresa especializada deve ser considerada. Contar com a expertise de uma empresa focada em marketing para redes sociais é essencial para planejar e executar ações para cada uma das plataformas disponíveis.
Como você pôde notar, as redes sociais podem ser ferramentas de marketing muito úteis para alavancar o seu negócio, capazes de engajar potenciais clientes, aumentar o reconhecimento da marca e gerar boas oportunidades.
Mas, para fazer parte do mundo digital, você deve, antes de tudo, elaborar um plano estratégico e operacional focado nos objetivos do seu modelo de negócio e nas demandas do público-alvo. Desse modo, seu investimento será bem aproveitado e gerará bons resultados — não só de reconhecimento da marca, mas também de credibilidade / rentabilidade.
Negócios que buscam desenvolver um trabalho de comunicação consistente em médio ou longo prazo, com objetivo de aumentar a presença da marca nos meios digitais e nos principais veículos de mídia espontânea, devem procurar empresas especializados e capazes de solucionar os problemas de comunicação estratégica da melhor forma e o mais rapidamente possível.
Você gostou deste artigo? Ainda tem dúvidas sobre a importância do marketing nas redes sociais para o seu negócio? Entre em contato com a Simples e saiba como a nossa equipe de especialistas pode oferecer a melhor gestão e suporte para o fortalecimento da presença da sua marca nos meios digitais! ; )