A produção de vídeos corporativos tende a crescer ainda mais em 2019, devido ao simples fato deste recurso se mostrar muito eficiente quando utilizado no mundo dos negócios. As facilidades da própria produção audiovisual, o acesso à internet, a popularização das redes sociais e os smartphones ampliaram a audiência ao audiovisual, conferindo-lhe maior abrangência e eficiência na comunicação e no marketing.
Os vídeos se tornaram um meio muito importante para as empresas se comunicarem com o seu público, e os recursos audiovisuais se mostram uma ótima opção para disseminar conteúdo relevante, divulgar produtos e serviços, fortalecer as marcas e alcançar um número maior de pessoas. No entanto, para que você possa obter o resultado esperado, deve saber como atrair e engajar o público com produções de qualidade.
Você sabe como funciona a produção audiovisual? Quais são as oportunidades desse mercado? Como os vídeos podem ser usados nas estratégias de marketing das empresas e impactar positivamente nos negócios? Quais são os tipos de conteúdo mais usados? Como criar materiais de qualidade?
Veja, a seguir, as respostas para essas e outras perguntas e saiba como a produção audiovisual pode ajudá-lo a se conectar melhor com o seu público e fortalecer a sua marca.
1. O que é produção audiovisual?
O uso de vídeos pode trazer muitos benefícios às empresas, como fortalecimento da marca, maior interação com o público, melhor relacionamento com os clientes, entre outros benefícios.
Produção audiovisual é um termo genérico que se refere a conteúdos de comunicação que combinam recursos de imagens em movimento e que são acompanhadas de sons sincronizados. Ela inclui desde os filmes exibidos no cinema e na televisão até os vídeos produzidos para internet, sejam obras de ficção, documentários, de animação, comerciais, institucionais, educativos, musicais, entre outros.
O segmento audiovisual envolve um conjunto de atividades realizadas para a produção e oferta de vídeos exibidos em circuitos de difusão diversos, como distribuição gratuita de mídias gravadas pela internet, circuitos fechados de televisão, painéis eletrônicos em espaços de aglomeração de pessoas e vias públicas e transportes coletivos.
O desenvolvimento da tecnologia digital, a partir da década de 1990, vem substituindo os filmes de película (vídeo analógico) e, atualmente, tanto na indústria cinematográfica quanto na televisão, os processos tradicionais foram substituídos por processos digitais. As novas tecnologias também tornaram a produção de vídeos muito mais fácil, e hoje é possível produzir conteúdos audiovisuais mesmo usando aparelhos de smartphone, com resultados surpreendentes.
No setor de marketing, o chamado vídeo marketing é o uso de um conteúdo que visa a promover uma marca, produto, serviço, pessoa ou ideia divulgando produções audiovisuais nas redes sociais.
2. Como está o mercado e suas oportunidades?
As facilidades da web e das mídias digitais contribuíram para a divulgação de vídeos e para a redução dos seus custos de produção. Segundo um estudo feito pelo Sebrae, entre 2008 e 2014 houve um crescimento de 138,7 % no mercado audiovisual, com um investimento total de R$ 1,3 bilhão no período.
As plataformas de vídeo são as que crescem mais atualmente. Ainda de acordo com o estudo, o mercado de Video on Demand (VOD) — popularizado por serviços como do Netflix — deve crescer acima das outras formas de distribuição de conteúdo audiovisual. A maioria dos consumidores está suplementando os serviços pagos de TV com distribuições online.
A tendência é que o setor de Vídeo on Demand continue a se ampliar e venha a substituir cada vez mais as formas tradicionais de consumo de produtos audiovisuais, como a TV paga. O tráfego de vídeo pela Internet deve crescer anualmente cerca de 26% entre 2015 e 2020 e quadruplicar de tamanho até 2020.
Assistir a vídeos online é uma tendência, especialmente entre a população mais jovem da geração Z, que despendem cerca de 4,2 horas semanais fazendo o streaming de conteúdos, de acordo com a MNI Targeted Media.
Os anúncios veiculados junto a esses vídeos estão bombando, e cerca de 194 milhões de pessoas já foram impactadas por eles em 2018. De acordo com pesquisa da Forrester, dois terços desse público não se incomodam de assistir a anúncios nesse formato ao acessar os conteúdos gratuitos, que são subsidiados pelos comerciais.
O espaço para vídeos na TV desfrutavam de muita audiência, porém tinham um custo muito alto para os anunciantes. A veiculação de vídeos nesses canais sai por valores muito mais acessíveis aos anunciantes — que conseguem alcançar um grande público mesmo assim.
O YouTube, por exemplo, já conta com mais de quatro bilhões de acessos diários ao redor do mundo — a cada segundo, uma hora de vídeo é carregada na plataforma. Isso significa que mais da metade da população mundial já assiste a uma produção no canal todos os dias.
Além disso, a popularização dos smartphones contribuiu para que os vídeos se tornassem cada vez mais acessíveis às pessoas. Pesquisa revela que 44% dos jovens adultos da geração Millennials, nascidos a partir da década de 1990 e já conectados à internet, consomem conteúdo e assistem a vídeos principalmente a partir de seus smartphones.
Quase um quarto dessas pessoas utilizam esse canal como única fonte para se informar, segundo pesquisa do Wibbitz. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade, adequando as suas campanhas para o formato audiovisual, para assim alcançar um maior número de indivíduos.
A tendência de transportar informações do texto para os vídeos se mostra cada vez mais atual. A Cisco estima que o tráfego desse tipo de material na internet se tornará responsável por 74% de tudo o que circula na rede.
A boa notícia é que, ao contrário do que muitos pensam, a produção audiovisual se mostra acessível não apenas às grandes empresas, mas também a pequenos negócios. Pesquisa da Animoto mostra que 76,5% dos profissionais de marketing e proprietários de empresas de pequeno porte que usaram vídeo marketing apontaram que essa estratégia teve um impacto muito positivo em seus negócios.
Veja as tendências também para a área de educação
Na área da educação, a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos alunos e o compartilhamento de vídeos vem crescendo a cada ano. Esses conteúdos ganham espaço não apenas na divulgação de produtos e serviços, mas também em treinamentos e educação a distância. Os estudantes buscam materiais apresentados de forma criativa, que conseguem passar a sua mensagem de modo simples e funcional.
Nas empresas, os vídeos podem treinar uma quantidade quase ilimitada de pessoas com facilidade e redução de custos. Além disso, universidades disponibilizam aulas ao vivo e compartilham o conhecimento com um público mais amplo. Uma instituição de ensino pode, por exemplo, pedir para os professores fazerem uma breve apresentação de seu curso ou ministrarem aulas online.
3. Como a produção audiovisual muda os negócios e o marketing?
Assim como uma imagem vale por mil palavras, um vídeo também vale por mil imagens. A produção audiovisual pode ser usada como estratégia de marketing digital não apenas a partir de anúncios, mas para difundir informações e reforçar estratégias de marketing de conteúdo, que se mostram uma forte tendência atual do setor de publicidade.
O marketing de conteúdo é uma estratégia que visa a compreender melhor os hábitos dos consumidores, entender as suas necessidades e problemas. Ele fornece informações que possam ajudar as pessoas a encontrarem soluções e a tomarem decisões de compra mais bem fundamentadas. Por isso, ele é importante para que as marcas possam desenvolver um relacionamento mais próximo com o seu público.
O conteúdo audiovisual pode ser trabalhado nessa estratégia, pois auxilia as marcas a alcançarem os potenciais clientes de modo mais fácil, didático e atraente. Basta produzir um material que seja do interesse de sua audiência e distribuí-lo adequadamente.
Um vídeo ajuda a explicar um conteúdo mais facilmente e a ilustrar de que modo os produtos e serviços das empresas podem ajudar a solucionar problemas e necessidades do seu público. Ver um produto ou serviço em ação e entender como ele funciona é mais eficiente nesse formato, porque a audiência tende a confiar naquilo que ela vê.
Saiba como criar maior engajamento e interação
Porém, cabe observar que o público espera assistir vídeos bem produzidos e atraentes. Por isso, as marcas precisam se empenhar para produzir conteúdos cada vez mais inovadores e criativos. Mais do que isso, elas devem buscar educar o seu público, dando-lhe subsídios para tomar decisões consistentes e fornecendo soluções mais eficientes.
Uma história se mostra uma abordagem muito mais envolvente e capaz de criar laços emocionais com o público. Além disso, produções de cunho educativo podem transmitir informações ricas e úteis para a vida das pessoas. Por isso, uma boa narrativa se mostra capaz de fazer uma marca perdurar por muito mais tempo na memória dos consumidores.
Para criar mais engajamento, a sua campanha de vídeo marketing deve se voltar para os mesmos critérios das ações de marketing de conteúdo, focadas nos interesses e nas necessidades do público-alvo. Um bom material deve ser capaz de criar empatia com a audiência, conquistar a sua confiança, inspirá-la e levá-la a compartilhar informações e assim a fidelizar o público.
Utilize call to action e estratégias de divulgação
Para conseguir alcançar a sua audiência, os profissionais de marketing precisam ter um entendimento profundo sobre o que os tornam tão atraentes para o seu público, de modo a criar estratégias para atraí-lo e engajá-lo. Lembre-se de incluir um call to action para que o público desenvolva alguma ação após assistir a seu vídeo.
Para funcionar adequadamente, um projeto de vídeo marketing precisa de muito mais do que apresentar imagens de qualidade. Ele também precisa oferecer campanhas de divulgação em redes sociais e e-mail marketing, bons diagnósticos de visualizações, landing pages voltadas para conversão, otimização de vídeo SEO, entre outros fatores.
Outra vantagem dos vídeos online é que sua exibição é facilmente mensurável, facilitando calcular a sua audiência e a demonstração dos resultados. Com a importância cada vez maior da produção audiovisual para o marketing em geral, será cada vez mais necessário oferecer métricas que tragam resultados palpáveis e atendam aos objetivos do cliente.
Conheça as vantagens das videoaulas
Um dos grandes destaques da produção audiovisual atual é o uso do e-learning em treinamentos e cursos complementares das empresas. Esses recursos aumentam o interesse dos participantes e conferem maior dinamismo ao aprendizado.
Vídeos corporativos também podem se tornar um grande aliado do seu marketing interno e serem usados para treinamentos voltados para o público de colaboradores.
Os cursos em vídeos são bastante efetivos na relação de ensino-aprendizagem, pois possibilitam trabalhar com recursos que facilitam a aquisição de conhecimento, tornando as informações menos abstratas e levando os participantes a vê-las de modo mais prático, favorecendo um maior engajamento. Eles têm recursos que facilitam a aprendizagem, como gráficos, animações, slides, áudios, entre outros.
4. Como a produção audiovisual pode impactar de maneira positiva o meu negócio?
O público tende a aceitar uma propaganda ou um conteúdo de marketing empresarial com muito mais facilidade quando ele é divulgada em formato audiovisual. Esse apelo dos vídeos junto ao público implica em um maior número de visualizações e se reverte em uma maior taxa de conversão.
Um dos benefícios dos vídeos é a possibilidade de demonstrar os produtos e serviços da marca de modo mais claro e acessível para as pessoas, conferindo dinamismo e facilidade de compreensão às mensagens.
Conteúdos complicados e conceitos difíceis se tornam mais acessíveis e assimiláveis às pessoas com o uso vídeos, tornando a comunicação mais eficiente e capaz de conquistar a audiência.
Até porque os vídeos trazem a possibilidade de combinar imagens do produto com a narração de um apresentador e videografismos (imagens em movimento baseadas na técnica de contar histórias).
Conquiste o público e fortaleça a sua marca
A interatividade rompe a lacuna entre o conteúdo das empresas e experiência do usuário. Esses tipos de experiências interativas são inerentemente mensuráveis, fornecendo uma rica audiência e insights individuais para o consumo desses materiais, aumentando o engajamento e as conversões.
Segundo pesquisa da Ion Interactive, 67% dos compradores direcionaram as suas decisões de compra devido à interação proporcionada pelos webinars. Além disso, 68% dos profissionais de marketing das empresas acreditam que o conteúdo interativo ajuda a dar novo significado para as marcas e criam maior interatividade com o público.
Além disso, 65% dos profissionais de marketing acreditam que recursos visuais (vídeos, fotos, ilustrações e infográficos) são fundamentais para definir como a sua história é comunicada à audiência.
A pesquisa constatou também que as pessoas tendem a se lembrar melhor de determinada informação se ela está associada a uma imagem. Verificou-se ainda que os infográficos são três vezes mais compartilhados e recebem mais likes nas redes sociais do que qualquer outro tipo de conteúdo, segundo a Ion Interactive.
5. Quais os formatos e soluções mais utilizados?
Os vídeos para empresas podem ter diferentes formatos, sejam institucionais, coberturas de eventos, depoimentos, treinamentos, entre outros. Cabe a você compreender qual tipo de vídeo corporativo é o mais adequado para as suas necessidades. Veja os principais deles logo abaixo:
-
vídeo de apresentação: ajuda a aumentar fortalecer a identidade da empresa e aumentar a credibilidade e a visibilidade da marca, além de divulgar os seus produtos e serviços;
-
vídeo institucional: serve para informar os valores e os objetivos da organização para o público e assim se relacionar mais diretamente com ele. O objetivo é agregar valor à imagem da empresa, contar a sua história, apresentar a sua cultura e conceitos e lançar produtos ou serviços ao público-alvo das empresas. Além disso, os vídeos institucionais podem humanizar a relação entre uma empresa e seus colaboradores, sejam eles sócios, funcionários ou fornecedores;
-
depoimentos: ajudam a dar credibilidade e legitimidade à marca, agregando mais valor e confiabilidade a seus produtos e serviços.
-
tutoriais ou vídeos de treinamento: as pessoas preferem assistir a vídeos educativos a ler textos ou manuais. Os vídeos de treinamento facilitam a compreensão e tornam os conteúdos mais atrativos para o público.
-
vídeos educativos: possibilita disponibilizar aulas e conteúdos complexos, de modo a facilitar o aprendizado.
-
podcast: arquivos de áudio digital que podem ser usados pela marca para expor suas soluções, abordando temas relevantes para o seu público. Esses arquivos de áudio digital ficam disponíveis em uma lista e podem ser ouvidos a qualquer hora pelo público, inclusive em um player portátil.
-
webinars: eventos ou seminários online, geralmente transmitidos ao vivo, sobre determinado tema, em que o palestrante expõe seu conteúdo e interage com o público pelo chat. As pessoas podem enviar perguntas ao palestrante ou conversar entre si sobre o assunto exposto. Os webinars também podem ser acessados também após a sua realização, em formato de vídeos.
6. Por onde começar a produzir os vídeos?
Para desenvolver um vídeo, é necessário estabelecer qual será o seu objetivo e quais metas você pretende alcançar, seja apresentar a empresa, lançar produtos e serviços, fortalecer a imagem do negócio e assim por diante.
Ainda na fase de pré-produção, alguns aspectos relevantes devem ser definidos, como a verba disponível para a sua realização, prazo limite, público que deve atingir, roteiro, duração do vídeo, como ele será divulgado, entre outras questões.
Em seguida, um roteiro deve ser elaborado, visando contar uma história interessante para o público. Uma história é importante porque a mente humana tem muito mais facilidade para assimilar informações e se engajar com elas quando contadas a partir de narrativas do que se apresentadas com dados soltos e sem contexto.
Por isso, o primeiro passo para produzir um audiovisual de qualidade é ter uma boa história para contar. Cerca de 92% dos consumidores querem que as marcas criem anúncios que tenham a abordagem de histórias, segundo a Ion Interactive. Portanto, capriche na escrita de um bom roteiro para criar uma experiência envolvente e memorável para o seu público.
Saiba como produzir vídeos de qualidade
Procure criar histórias envolventes, com narrativas criativas e personagens cativantes, sempre usando uma linguagem adequada ao público-alvo e de fácil assimilação. Geralmente, textos curtos e claros conseguem garantir mais apelo, engajamento e boa aceitação dos conteúdos por parte dos usuários.
Você também precisa conhecer muito bem o seu público-alvo e criar uma conexão emocional com ele, de modo que as pessoas se tornem fãs e divulgadores da sua marca. Em meio a tanto volume de informação, uma mensagem só vai conseguir envolver os usuários se estiver de acordo com os seus interesses e características. Se for preciso, faça pesquisas para entender o comportamento do seu público.
Além disso, conteúdos interativos se mostram muito mais eficientes para educar a audiência e conquistar o público. Cerca de 93% das pessoas consideram que conteúdos interativos são muito eficientes nessa função. Os canais de hospedagem de conteúdo em vídeo, como o YouTube, oferecem espaço para comentários do público e possibilitam maior interação com ele.
A experiência do usuário e a capacidade de engajamento das marcas tendem mesmo a superar características como preço e qualidade do produto como diferenciais do negócio. Cerca de 87% das pessoas acreditam que as marcas deveriam investir mais esforços em experiências do usuário consistentes, revela a Ion Interactive.
Atente para a qualidade da imagem e do som
A captação de imagens deve ser feita por profissionais qualificados e utilizando equipamentos como câmeras, microfones e aparelhos de iluminação de boa qualidade. Assegure-se também de que o áudio tenha um som nítido e sem interferência, de modo a não prejudicar o entendimento da mensagem.
Outra etapa importante é a edição. Ela organiza a montagem das cenas, procurando dar um bom ritmo, selecionar as melhores imagens e cuidar do acabamento. A trilha sonora é outro fator que pode valorizar o vídeo e ajudar a compor a narrativa.
Depois de produzir seus vídeos, você deve distribuí-los nas redes sociais para que realmente cheguem até o seu público-alvo. Que tal postá-los no YouTube, Facebook e Instagram? Avalie o perfil do seu público-alvo para detectar quais plataformas funcionam melhor para atraí-lo e utilize esses canais de grande audiência a seu favor.
Contratar uma empresa especializada em produção audiovisual contribui para assegurar que o seu vídeo tenha boa qualidade e alcance os seus objetivos.
Como vimos, o mercado vem mudando de modo muito dinâmico, por isso é preciso se manter sempre atualizado, com relação às novas tendências do mundo digital, sempre em busca dos melhores resultados. Mudanças trazem desafios e oportunidades, portanto, fique de olho nas novas tendências da produção audiovisual para não ficar para trás.
Quer saber mais sobre como a produção audiovisual pode contribuir para o fortalecimento da marca da sua empresa? Assine a nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as novidades dessa área!