Search
Close this search box.

O comportamento do consumidor na era digital e mobile: o que mudou?

Entender o comportamento do consumidor e a forma como ele se relaciona com as marcas, produtos e serviços pode fazer toda a diferença em relação aos resultados da organização.

Desde a definição das estratégias até a formulação e a execução das ações práticas, essa compreensão é de fundamental importância para o sucesso do negócio. A apuração detalhada do processo vivido pelos consumidores na hora em que decidem adquirir ou não um item ou serviço é o que determina o seu comportamento.

Portanto, podemos afirmar que, para ser possível compreender o modo como eles se comportam, é necessário estudar as motivações que os levam a consumir.

Com base nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar os fatores que influenciam no comportamento do consumidor. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

Papel social

Começaremos, então, pelo papel social, que diz respeito aos grupos aos quais o indivíduo faz parte. É interessante que você saiba quais são os círculos frequentados pelo seu público-alvo, que profissão exerce e qual é o “mundo” em que ele está inserido e costuma interagir.

Cabe salientar que ao realizar essa “investigação” você provavelmente encontrará grupos diferentes, mas que compartilham gostos e necessidades iguais, sendo essa a razão pela qual pessoas distintas podem pertencer ao seu público-alvo.

Esse entendimento possibilitará a criação de estratégias específicas para cada um deles, algo que só se tornou verdadeiramente praticável com a entrada da era digital e mobile.  

Cultura

Preferências musicais, identidade nacional, religião e outros aspectos relacionados à formação cultural do ser humano são questões que também intervêm nos hábitos de compra. Não é difícil saber, por exemplo, se um produto ou serviço será bem aceito em um estado ou país, observando a cultura do seu povo.

Estágio de vida

Infância, adolescência, juventude e velhice, todos nós passamos por vários estágios de vida. Em cada um deles, diversas fases e tipos de experiência impactam em nosso estilo de vida.

Em se tratando do consumidor, as prioridades e os seus hábitos de consumo tendem a mudar bastante, oscilando de acordo com cada um dos seus distintos momentos.

Classe social

Outro ponto que influencia no comportamento do consumidor é a sua classe social. Por contribuir significativamente no que corresponde ao poder aquisitivo das pessoas, não se discute o fato de que ele deve ser levado em consideração na precificação dos seus produtos e/ou serviços, por exemplo.   

Opinião de outros consumidores

Por último, falaremos da opinião dos outros consumidores. Foi aqui que ocorreram as principais mudanças no que se refere ao comportamento de consumo, pois é na era digital e mobile em que vivemos que o ponto de vista dos demais compradores se tornou amplamente acessível para todos.

Hoje em dia, consultar as informações sobre a procedência da empresa e a qualidade dos produtos e serviços é algo simples e rápido. A internet é que se encarrega de distribuí-las, principalmente as redes sociais.  

Isso significa que, mais do que nunca, você deve prezar pela credibilidade do seu negócio, em todos os termos. Do contrário, com problemas de imagem ou erros em geral, você estará desmotivando as pessoas a comprarem de você.

É essa a observação mais relevante no tocante do que mudou quanto ao comportamento do consumidor na era digital e mobile. Nesse contexto, a facilidade proporcionada pela internet móvel e pelos smartphones trouxe uma nova perspectiva de consumo, muito mais exigente do que antes.

Se gostou do que leu, veja também tudo o que você precisa saber sobre o marketing digital!

Picture of Simples

Simples

Tecnologia, marketing, produção audiovisual, assessoria de imprensa, descubra como essa mistura de sucesso pode mudar a trajetória do seu negócio!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *